Minha Pauta

Banner

TVC na Internet

Banner

Telefones Úteis

Documentário destaca a importância dos primeiros anos da vida PDF Imprimir
Seg, 09 de Maio de 2016 21:26

O filme "O Começo da Vida" será exibido em 21 cidades brasileiras. Em Fortaleza, a estreia será no Cineteatro São Luiz, organizada pelo Governo do Estado e o Instituto da Infância (IFAN)

Na próxima terça-feira (10), o Governo do Estado, por meio do Gabinete da Primeira-Dama, e o Instituto da Infância (IFAN) promovem o lançamento no Ceará do filme "O Começo da Vida", no Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro), a partir das 14h30. A sessão será aberta ao público e contará ainda com os realizadores da ação e uma palestra com a diretora Estela Renner, que estará no Ceará especialmente para esse momento. O lançamento do filme “O Começo da Vida” conta com o apoio das Prefeituras Municipais de Fortaleza e de Sobral.

O filme baseia-se em um dos maiores avanços da neurociência sobre os primeiros anos da primeira infância, período que vai da gestação aos seis anos. A constatação de que os bebês se desenvolvem não apenas a partir de seu DNA, mas da combinação entre sua carga genética e as relações com aqueles que os rodeiam.

A diretora Estela Renner entrevistou especialistas e visitou famílias das mais diversas culturas, etnias e classes sociais nos seguintes países: Brasil, Canadá, Índia, China, Quênia, Itália, Argentina, Estados Unidos e França. Famílias como a de Gisele Bündchen e de Phula, uma menina indiana que cuida sozinha dos irmãos em uma comunidade em meio a obras em construção, mostrando como os cuidados e as relações nesse período são fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo e têm impacto em todos os anos posteriores.

O Começo da Vida é uma produção da Maria Farinha Filmes, apresentado pelas instituições Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, especialista em Primeira Infância; Fundação Bernard Van Leer, que busca levar oportunidades a crianças carentes; Instituto Alana que tem como missão “honrar a criança” e o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

O filme é dublado em seis idiomas (inglês, português, espanhol, francês, árabe e chinês) e legendado em 21 (inglês, português, espanhol, francês, alemão, italiano, árabe, finlandês, norueguês, sueco, português europeu, dinamarquês, holandês, castelhano, japonês, duas versões em chinês, coreano, russo, turco e indonésio). Também estará acessível em Libras (língua brasileira de sinais), closed caption (ou legenda fechada) e audiodescrição, no aplicativo MovieReading – disponível para smartphones e tablets.


Saiba mais:

Programa Mais Infância Ceará

O programa Mais Infância Ceará foi idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana. O objetivo do Programa Mais Infância Ceará na exibição do filme é capacitar gestores, pais, cuidadores e profissionais que lidam diretamente com as crianças. O programa busca contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil, estruturando-se em três pilares: o Tempo de Brincar, Tempo de Crescer e Tempo de Aprender.

- “Tempo de Crescer” compreende que o desenvolvimento infantil requer uma abordagem integral. Visa à construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.

- “Tempo de Brincar” foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade. O intuito é construir e revitalizar espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira. 

- “Tempo de Aprender” entende a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches. Com o objetivo de construir e qualificar os Centros de Educação Infantil (CEIs).


Instituto da Infância

O Instituto da Infância (IFAN) é uma associação sem fins lucrativos, independente, sem filiação a partidos políticos nem a instituições religiosas, constituída no ano de 1999, com sede administrativa em Fortaleza (CE) e atuante na Região Nordeste do Brasil.

Através da Gestão de Conhecimentos, o IFAN contribui com o desenho de tecnologias sociais inovadoras focalizadas nas infâncias e fomentar novas políticas públicas a nível municipal. Pauta sua atuação na análise e Interpretação das infâncias com base na Sociologia da Infância e teorias afins de Desenvolvimento Infantil e na Convenção dos Direitos da Criança e no Estatuto da Criança do Adolescente.

O IFAN propõe uma atuação na forma de associação participativa focada na criança e no adolescente, reconhecidos como sujeitos ativos e competentes e pautado na ideia de que cada ser humano deve participar, de modo completo e assertivo, das atividades e decisões que lhe concerne, em condições de respeito e igualdade.

Serviço

O Começo da Vida
Estreia: 10 de maio
Duração: 90 minutos
Onde: Cineteatro São Luiz – Rua Major Facundo, 500 – Centro – Fortaleza
Horário: A partir das 14h30 (14h30 - Recepção | 15h - Abertura | 15h30 - Exibição do longa-metragem | 17h - Encerramento com diretora do filme.)

Ficha Técnica:
Direção: Estela Renner
Montadora: Jordana Berg
Roteiro: Estela Renner
Direção de fotografia: Janice D’Ávila
Produção: Maria Farinha Filmes, Estela Renner, Luana Lobo e Marcos Nisti
Assistente de direção: Mari Mitre
Direção de Produção: Juliana Borges
Trilha Sonora: Ed Côrtes
Argumento: Ana Lucia Villela e Estela Renner

Apresentado por: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Bernard Van Leer Foundation, Instituto Alana e UNICEF.

Apoio de Divulgação: Instituto da Infância, Governo do Estado do Ceará, Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Prefeitura Municipal de Sobral, Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, Rede SESC.


06.05.2016

Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
Déborah Vanessa
85 98957.0292 | 3254.4028
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Assessoria de Imprensa do Instituto da Infância (IFAN)
Déborah Duarte
(85) 98707.8541
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4